Alargamento da faixa de areia aguarda licença ambiental
Um passo importante é dado, um ano depois de a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) ter apresentado anteprojeto para alargamento da faixa de areia em Canasvieiras, deflagrando a mobilização pela obra. O projeto de engenharia está pronto na Prefeitura, faltando a licença ambiental do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina para, então, ser possível o lançamento do edital. Simoney do Nascimento, diretor-geral da Regional Canasvieiras da ACIF, lembra que a entidade acompanha de perto o andamento desse trabalho. O projeto deve ser detalhado à comunidade do bairro, que recebe milhares de visitantes a cada verão.
O que é previsto
A expectativa é de que a licitação seja lançada antes do começo da próxima temporada, para a obra começar entre julho e agosto de 2019, de forma a não impactar na safra da tainha. A duração prevista é de quatro meses. O custo estimado é de R$ 15,8 milhões, mas poderá ficar menor. Simoney considera que este valor poderá ser restituído ao município já um ano depois, por meio de impostos gerados.
A praia, que apresenta trechos de no máximo cinco metros de areia apenas, ficará com 30 metros após a finalização dos trabalhos. “Teremos incremento em torno de 70%, tanto de praia quanto de atividade turística”, diz.