O mercado de consumo está mudando e abrindo espaço para conceitos contemporâneos de experiência de compra, como a economia criativa, o movimento “slow fashion”, os pequenos mercados de produtores locais e o consumo sustentável.
As tendências de mercado são definidas de acordo com novos hábitos de consumo, determinados por novos nichos com grande potencial de crescimento. Pensando em tendência para os próximos anos, separamos aqui alguns mercados que estão em expansão e continuarão em crescimento em médio e longo prazos. Veja aqui em quais setores investir:
Economia colaborativa
Com os conceitos de sustentabilidade se consolidando como forma de pensamento da sociedade contemporânea, os efeitos de consumo desenfreado perderam força e hoje dão espaço ao consumo consciente. Dessa forma, a economia colaborativa ganhou força: em vez de comprar barato e acumular, os consumidores fazem compras mais inteligentes.
Desenvolvimento de aplicativos
Os smartphones se consolidaram como item de primeira necessidade na vida dos consumidores. Quem não participa do círculo de informações e troca de conexões por meio de aplicativos acaba ficando desatualizado e, por isso, aplicativos desenvolvidos com foco em soluções práticas nunca deixam de ter mercado.
Alimentação alternativa
O consumidor está em busca de um estilo de vida mais saudável, como a alimentação menos industrializada. Em 2015, o Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas -já destacava negócios voltados a produtos livres de glúten e de lactose. Para 2018, o setor continua promissor.
Realidade virtual
Há grande expectativa quanto ao lançamento de novidades, com o futuro sendo dominado pela realidade virtual. A ampliação das possibilidades de uso, como em eventos e treinamentos, é um incentivo para o investimento em pesquisa sobre novas tecnologias.
Coworking
Como já citado, a economia colaborativa faz parte de uma das tendências na forma de consumir e, dessa forma, os espaços de coworking se desenvolvem intensamente. Outro fator que favorece esse tipo de negócio é a crescente alta no número de microempreendedores buscando por espaço de trabalho sem precisar alugar um espaço individual.
O Coworking da ACIF fica na Regional Ingleses e tem a proposta de ser um ponto de apoio para os associados que precisarem de um segundo ambiente para reuniões, trabalhos ou afins. O ambiente possibilitará troca de experiências e networking entre os que frequentam, muito propício para aqueles que inicialmente não querem um gasto inicial com escritório ou que querem combater o isolamento de trabalhar home office.
Independente da tendência que você escolher para investir, é fundamental criar engajamento com o público. Fazer uso das melhores e mais atuais estratégias de marketing será crucial para o sucesso do negócios.
Conte com a ACIF para o sucesso da sua empreitada, disponibilizamos uma série de cursos e eventos para aproximar você da execução de sua grande ideia.