O mercado de consumo mudou significativamente nos últimos anos e segue buscando por inovação constante. Isso porque a oferta de produtos está cada vez maior e as formas de finalizar uma compra se transformaram. As lojas virtuais ganharam força e estão presentes até mesmo dentro das mídias sociais.
Uma prática comum nos dias de hoje é ver um produto em lojas físicas, experimentar e escolher, para então buscar em diversos sites o melhor preço. Neste caso, o que faz o mercado tradicional sobreviver? E como as lojas virtuais podem fidelizar o consumidor?
O fator determinante para conquistar o cliente é a relação próxima e verdadeira, segundo o Relatório Anual de Vendas e Marketing produzido Consumer Goods Technology. No mercado competitivo atual, a relação emocional de compra pode diferenciar o negócio.
A pesquisa estima que o crescimento industrial será impulsionado por empresas que investem em engajamento com o cliente final, já que, com tamanha rede de ofertas, o poder está todo nas mãos do mercado consumidor. Ou seja, as estratégias de marketing serão fundamentais para o sucesso.
Aprenda a se comunicar com o seu público
Conhecer o seu publico é apenas o primeiro passo. Você precisa entendê-lo, saber do que gosta, como compra, o que busca, como se comunica. Todas essas informações são fundamentais para descobrir a linguagem certa para uma boa comunicação. Insira-se nos lugares certos para impactar o maior número de pessoas que se interessam pelo seu produto.
Story-telling
Empresas que contam a sua história de forma dinâmica e impactante criam uma relação emocional com o público. E, além das histórias institucionais, consumidores gostam de saber de onde vem a matéria-prima e a inspiração que resultou na peça ou serviço que ele está levando para casa.
Conteúdo relevante
Já pensou ser uma fonte de informação e inspiração para os seus clientes? É uma forma de criar o caminho inverso: em vez de você procurar por ele, ele procurará por você. E a partir daí cabe a você criar a oferta certa para converter o desejo pela marca em compra.
Confiança
Mais importante do que vender a primeira vez para um determinado consumidor, é vender a segunda. Para isso, entenda todo o seu processo, desde a produção até o pós-venda com atendimento acessível e eficaz, passando pela logística de entrega pontual e bons preços de frete.
Se todas essas etapas forem executadas de forma estratégica, serão uma cadeia de sucesso e resultarão em uma experiência de compra que fará o consumidor voltar.
Gostou das dicas? Aplique-as em sua empresa e colha os resultados!