Certamente você já leu ou ouviu frases como: “Aprender com os próprios erros”, “Analisar seus índices e resultados” e “Fazer diferente”. Mantras que estão sempre em pauta porque um dos maiores desafios da vida empresarial é se manter em constante aprendizado e evolução. Conquistar seu lugar ao sol no mercado exige inteligência, e às vezes humildade para reconhecer e mudar sua própria percepção. Mas como fazer isto efetivamente? Nós da ACIF preparamos algumas reflexões que podem ajudar a você entender melhor o processo e se reinventar.
Tempo é realmente o impeditivo?
Muitas pessoas não estão certas de como realizar a mudança, portanto protegem o próprio ego alegando falta de tempo. A realidade é que promover uma transformação exige trabalho duro, mas a responsabilidade para que este plano saia do papel é inteiramente sua.
Estaremos sempre jovens, velhos ou ocupados demais para promover a mudança. Se ficar esperando o timing perfeito para concretizar uma iniciativa, é provável que ela não ocorra. Organize-se, planeje e mãos à obra.
Já parou para analisar os seus subprodutos?
Empreendedores criativos identificam oportunidades dentro do seu próprio negócio – e lucram muito com isso! Seu restaurante é famoso por ter um molho secreto? Por que não investir neste potencial e vender a receita separadamente como uma iguaria? Muitos produtos de sucesso são inovações que estavam ali o tempo todo. O segredo é observar o contexto do seu negócio e perceber a melhor forma de explorá-lo.
Por que não dividir uma grande decisão em etapas?
Tomar uma grande decisão é um esforço e tanto. A maioria das pessoas se sentem mais confortáveis em efetuar pequenas tarefas de forma competente. Os famosos “objetivos alcançáveis” se tornam realidade em breve, e viram trampolins para outros. Isso nos proporciona muito mais satisfação do que uma meta superdimensionada e que parece inalcançável.
É prioridade ou entusiasmo?
Muitas vezes, animados com uma ideia nova e “revolucionária”, deixamos de lado o que é importante. Se reinventar nem sempre significa uma mudança total, trata-se de um processo constante e que pode começar através de passos menores. Implementar pequenas novidades pode ir oxigenando seu negócio aos poucos, preservando o que de fato está bom.
A reinvenção não é urgente, é constante.
Tudo que é feito em regime de urgência está sujeito a riscos. Antes de promover alguma guinada precipitada, é preciso reconhecer os pontos positivos e os que podem melhorar. São destes exames que surgem as oportunidades para a reinvenção. A aproximação é o melhor termômetro para a mudança, portanto busque o diálogo com seus clientes, equipe, concorrentes e mercado.
E aí, vamos nos reinventar passo a passo?
Conte conosco. Até a próxima!