O programa de coleta e reciclagem de óleo de cozinha criado pela ACIF colabora com a preservação ambiental de dez cidades da Grande Florianópolis, além de já ter conscientizado mais de 15 mil crianças e jovens da região.
No próximo dia 17 de maio, comemora-se o Dia Mundial da Reciclagem. Em Florianópolis, um dos mais importantes programas de responsabilidade ambiental, o ReÓleo, celebra a data com atuação destacada em cidades da região metropolitana. Criado há 15 anos pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), o projeto já coletou e reciclou mais de 2,6 milhões de litros de óleo vegetal e hoje colabora com a preservação ambiental de cidades como Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçú, Rancho Queimado, entre outras. Em média, o ReÓleo recolhe 30 mil litros do resíduo saturado todos os meses na Grande Florianópolis.
Além do número expressivo de litros reciclados do resíduo, que deixaram de ser indevidamente despejados em rios, lagoas e lençóis freáticos – para que se tenha uma dimensão exata da importância do número, é só pensar que um litro do resíduo contamina um milhão de litros de água – o Programa também investe na formação de uma geração mais consciente. Por meio da palestra interativa “Reciclar é Educar”, que reúne musica, teatro e atividades práticas, o ReÓleo já ‘conquistou’ mais de 15 mil crianças e adolescentes.
“O número é extraordinário se pensarmos no grande volume de água dos rios e do lençol freático que deixou de ser contaminado, caso a substância fosse despejada aleatoriamente no meio ambiente. Daí temos a dimensão da importância deste projeto”, destaca Luiz Falcão de Moura, diretor do ReÓleo. Além disso, segundo Falcão, a conscientização por meio das palestras é a continuidade do programa. “Educar as novas gerações, ensinado a elas que dependemos dos recursos naturais e do equilíbrio do meio ambiente para viver e continuar existindo é uma de nossas maiores preocupações. E a cada jovem que formamos, conseguimos multiplicar a ideia e o importante ciclo da preservação se renova”, destaca.
Atualmente, o Programa ReÓleo conta com cerca de 200 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) espalhados pelas dez cidades da região metropolitana. Qualquer pessoa pode participar, separando seu óleo em casa e levando-o acondicionado em garrafas pet até estes pontos de coleta. Além disso, estão cadastrados mais 1,1 mil participantes do programa, entre bares, restaurantes, hotéis, instituições de ensino e condomínios, que armazenam seu óleo vegetal para recolhimento do ReÓleo. Com a parceria da Ambietal Santos, que recicla os resíduos, o ReÓleo distribui produtos de limpeza biodegradáveis gratuitamente aos participantes do programa. “A contribuição do ReÓleo para o desenvolvimento sustentável das cidades é imensa, pois muito colabora para que as próximas gerações convivam em lugares mais saudáveis, belos e com a qualidade de vida preservada”, completa Luiz Falcão.
No ano passado, o ReÓleo recebeu homenagem da Câmara Municipal de Florianópolis em reconhecimento aos serviços prestados à cidade. Já em 2012, foi responsável por colocar Florianópolis no Guinness Book, como a cidade que mais recicla óleo de cozinha do mundo, e foi considerado o Melhor Projeto de Responsabilidade Ambiental pela APAE de Florianópolis, recebendo o Troféu APAE de Responsabilidade Social. E em 2008, o programa recebeu o prêmio “Empresa Cidadã” da ADVB/SC na categoria Preservação Ambiental.
O programa conta com o apoio da Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap) e da Fundação do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram). Veja como participar no reoleo.
Compartilhe este post