A essência do associativismo está na decisão voluntária de indivíduos em se unir a uma entidade, contribuindo financeiramente para sustentar os custos e investimentos necessários para chegar aos objetivos propostos.
Organizadas por estatutos, as associações empresariais buscam lideranças em conselhos deliberativos, administração e cargos afins, mantendo uma gestão democrática em que os próprios associados elegem seus representantes.
Em uma associação empresarial os valores arrecadados por meio das mensalidades devem ser investidos em retornos para o ambiente de negócios para seus associados.
Mas como isso acontece na prática? Continue lendo para saber como a ACIF, Associação Empresarial de Florianópolis, retorna esse investimento para seus associados e para a cidade.
O que é e como funciona o associativismo
O associativismo é uma abordagem colaborativa que reúne indivíduos, empresas ou instituições em associações formais ou informais, visando atingir objetivos comuns e compartilhar recursos e conhecimentos.
As associações, entidades sem fins lucrativos, unem pessoas e organizações em busca de interesses comuns, com ênfase em uma representatividade atuante e efetiva nos campos social, político, ambiental e econômico.
Se caracteriza pela atuação democrática, diálogo e representatividade na construção de políticas públicas, reivindicação de direitos e debates em diversos âmbitos da sociedade civil.
O poder do associativismo está na coletividade, transcendendo o impacto individual das empresas para beneficiar a economia local e a sociedade como um todo.
Além do estímulo ao relacionamento e networking, o associativismo se mostra ainda mais importante quando grupos empresariais descobrem sua força ao se unirem para alcançar objetivos claros, seja em setores específicos ou no âmbito regional.
Benefícios do associativismo
O associativismo empresarial é uma ferramenta estratégica com inúmeras vantagens para os empresários, sendo aumentar a competitividade e melhorar o ambiente de negócios os principais destaques.
Principalmente para as pequenas empresas, frequentemente desafiadas pela concorrência de grandes corporações.
Essa união estratégica não apenas oferece um suporte coletivo para superar desafios, mas também potencializa a capacidade dessas empresas em se destacarem no mercado.
Como funciona a contribuição associativa?
Quando um empresário decide fazer parte de uma associação empresarial, ele decide apoia a causa dos empreendedores.
A contribuição associativa é uma forma de os associados participarem ativamente de uma associação, consolidando seu vínculo com a entidade. Essa forma de colaboração acontece através do pagamento voluntário de uma mensalidade, direcionando recursos essenciais para o caixa da associação empresarial.
Ao contribuir, os associados não apenas asseguram seu envolvimento contínuo, mas também desempenham um papel crucial na manutenção da entidade. Os fundos provenientes dessas contribuições voluntárias são estrategicamente canalizados para financiar ações e projetos que, por sua vez, revertem em benefícios diretos para os próprios associados.
Vale ressaltar que uma associação empresarial opera sem fins lucrativos, onde todo o montante arrecadado por meio das contribuições é integralmente utilizado para promover iniciativas que fortalecem o ambiente empresarial local. Esse é um fato que deve estar inclusive registrado no estatuto das associações.
Como a ACIF investe o valor das contribuições associativas?
Na busca por fortalecer seus associados, a ACIF traça um compromisso sólido em direcionar esses recursos de volta para a comunidade empresarial. Não apenas retornando o investimento aos associados, mas impulsionando o desenvolvimento empresarial local.
Dentre as frentes de atuação, a ACIF investe o valor das mensalidades em três pilares fundamentais: Representatividade, Melhoria do Ambiente de Negócios e Competitividade:
Representatividade para os pequenos empresários
Um dos esforços de uma associação empresarial é a de representar seus associados. Um dos investimentos da ACIF está nas ações e eventos de representação, diálogo com o poder público, missões empresariais, atuação e posicionamentos sobre plano diretor e as reformas da previdência e tributária, entre outras maneiras de ouvir os associados e fazê-los serem ouvidos.
Melhoria do ambiente de Negócios
Outra maneira de retornar o valor arrecadado é por meio de ações, projetos e eventos de valorização do comércio local. Como os Festivais Viva Floripa e o Programa de Desenvolvimento Regional que planeja criar distritos criativos por toda a cidade.
As atuações da ACIF frente ao poder público conquistam melhorias para além do setor empresarial, como o alargamento da praia de Canasvieiras, que foi não só uma conquista para as empresas da região, como para os moradores e o turismo como um todo.
Por meio de regionais, a ACIF consegue estar mais perto das empresas de Florianópolis, estando nas regiões do Centro, Continente, Sul, Lagoa e Norte da Ilha, realizando visitas técnicas às empresas de destaque local e entendendo as dores específicas daquela localidade.
Competitividade
O associativismo proporciona aos empreendedores acesso a uma rede de benefícios a custos mais baixos, algo possível apenas por meio de uma associação empresarial. Essa dinâmica gera um diferencial significativo para as empresas associadas, tornando-as mais competitivas frente ao mercado.
Entre essas vantagens estão condições exclusivas em planos de saúde e odontológicos para funcionários, descontos especiais em serviços de consulta de crédito e linhas de microcrédito com condições facilitadas para pequenas empresas, entre outros benefícios.
Outro retorno em competitividade se dá através dos Núcleos Empresariais da ACIF, que desempenham um papel crucial no fomento dos negócios locais. Reunindo empreendedores do mesmo segmento ou setor, esses núcleos oferecem um ambiente propício para debates e trocas de ideias sobre temas cruciais para o crescimento das empresas e da região como um todo.
➡ Case: Associativismo e networking para crescer negócios: conheça o case da Rodar Auto Center
➡ Case: A força do associativismo para o empresário: veja o case da Academia Marcelo Amin
Os Núcleos Empresariais não só promovem networking em sua forma mais pura, mas também constituem uma ferramenta estratégica para fortalecer a competitividade das empresas associadas, com ações, eventos e capacitações.
O associativismo, portanto, não apenas abre portas para benefícios exclusivos, mas também potencializa a força coletiva que impulsiona o desenvolvimento empresarial e regional.
Transparência sobre os recursos no associativismo
A ACIF, Associação Empresarial de Florianópolis, tem o compromisso com a transparência, priorizando a clareza na prestação de contas e uma comunicação aberta com seus associados.
O foco é garantir que cada associado compreenda os esforços empreendidos para atingir os objetivos coletivos, e não tenha dúvidas sobre o destino dos recursos que vêm da contribuição associativa.
Na ACIF, a transparência não é apenas um valor proclamado, mas uma prática concreta que busca construir uma comunidade associativa informada e confiante.
Como os projetos são aprovados?
O COFLUP, Comitê de Fluxo de Projetos da ACIF, avalia as iniciativas da organização para garantir que estejam alinhadas com os objetivos estatutários e estratégicos. Eles também verificam se os projetos seguem boas práticas de governança corporativa e se apresentam algum risco material, moral ou à imagem da organização.
O comitê emite um parecer indicando a aprovação, reprovação ou recomendação de ajustes nos projetos após a análise.
Após a aprovação, os projetos são levados para as Reuniões de Diretoria Executiva toda terça-feira, às 19h para uma segunda aprovação.