Muitas empresas ainda têm dúvidas de como fazer o reaproveitamento de óleo vegetal. Apesar de ser uma pergunta muito comum, a solução para ela é bem simples.
Bares, restaurantes, hotéis e residências ainda jogam o óleo utilizado na cozinha direto na rede de esgoto. Mas essa ação é muito prejudicial ao meio ambiente, à vida de animais, e até do ser humano. Conheça como fazer o descarte de forma correta.
Importância do descarte correto de óleo
As consequências causadas pelo não reaproveitamento de óleo de cozinha ainda é desconhecida por alguns empresários. Jogá-lo na pia ou no lixo orgânico afeta diretamente a natureza, os seres vivos e prejudica as tubulações de esgoto.
Ao ser descartado no ralo da pia, o óleo pode entupir a tubulação. Causando uma dor de cabeça, pois para resolver é necessária aplicação de vários produtos químico no esgoto, tendo que fechar seu estabelecimento por um dia para resolver este problema.
Além disso, o óleo que não ficar grudado nas paredes da tubulação será jogado nos rios e mares. Dessa forma, irá contaminar toda a água, prejudicando os animais desse ecossistema. Estima-se que 1 litro de óleo consegue contaminar 1 milhão de litros de água.
E caso chegue ao solo, ele entrará em processo de decomposição. O problema aqui é que ele irá liberar o gás metano, que contribui para o efeito estufa. Por isso, o reaproveitamento de óleo é a melhor opção para o meio ambiente. Além de diminuir a produção de lixo.
Como fazer o reaproveitamento de óleo
Há muitas possibilidades para o reaproveitamento de óleo de cozinha. Pode ser usado na produção de resinas para tintas, sabão, detergente, glicerina, ração para animais e até biodiesel.
A reciclagem pode ser feita no próprio estabelecimento, ou dentro da sua casa. O processo é muito simples: coloque o óleo usado dentro de uma garrafa plástica transparente (aquelas pets), e armazene o máximo que conseguir até poder levar ao um ponto de coleta da sua cidade.
Mas é possível fazer o reaproveitamento transformando ele em outro produto. Com 5 litros de óleo, 200 ml de amaciante, 1 kg de soda cáustica e 2 litros de água, você consegue obter um ótimo sabão em barras. Lembre-se de utilizar luvas para esse processo.
Outra opção é doar esse óleo usado para empresas ou entidades que levarão para um destino correto. Além de contribuir para a preservação ambiental, você pode ajudar os trabalhadores da coleta seletiva a terem uma renda.
Para isso, basta você colocar o óleo usado numa garrafa pet com tampa (espere ele esfriar antes de fazer isso). E então, leve-o até um ponto de coleta na sua cidade.
Dentro da ACIF existe o Programa ReÓleo, que faz esse reaproveitamento de óleo. Conheça!
Programa ReÓleo
Nascido dentro da ACIF, o Programa já arrecadou quase 4.900 milhões de litros de óleo de cozinha saturado. Isso trouxe reconhecimento em diversas premiações pelo seu trabalho junto a preservação da natureza. Como a conquista por duas vezes no Guinness Book.
Restaurantes, lanchonetes, hotéis, condomínios residenciais e outros estabelecimentos que utilizam óleo de cozinha na sua produção, podem participar do Programa. Com o reaproveitamento de óleo, já foi possível preservar mais de 4,8 trilhões de litros de água, que poderiam ter sido contaminado.
As empresas que desejam participar terão seus processos regulamentados na coleta do óleo, garantindo a limpeza e organização dos seus estabelecimentos. Além de receber produtos de limpeza, feitos com o óleo reciclado, e contribuir para o Projeto de Educação Ambiental que o Programa leva para as escolas da Grande Florianópolis.
E ainda, as empresas que participam do Programa são identificadas com o Selo ReÓleo. Reafirmando seu compromisso com a sustentabilidade.
Saiba como fazer parte do Programa aqui.
Dessa forma, é possível fazer o reaproveitamento de óleo de maneira correta, minimizando os impactos na natureza.
Continue lendo nosso blog para conhecer outras formas de ajudar no crescimento da sua empresa!