É fundamental para todas as empresas que seus colaboradores tenham disposição física e mental para realizar suas tarefas. Isso porque, quando estão saudáveis, os funcionários conseguem lidar com os problemas do dia a dia de uma forma melhor. Por isso, investir em um plano de saúde empresarial é muito importante.
De acordo com uma pesquisa da Robert Half, empresa de consultoria de Recursos Humanos, 77,8% dos profissionais consideram a assistência médica um dos benefícios mais valorizados.
Esse benefício corporativo vai além de algo supérfluo. É a garantia de que a empresa se preocupa com seus colaboradores, oferecendo a eles melhor qualidade de vida. Mas você sabe como contratar o plano de saúde empresarial mais adequado para o seu negócio?
Continue lendo nosso artigo e confira algumas boas práticas.
O que é um plano de saúde empresarial?
O plano de saúde empresarial oferece serviços médicos aos colaboradores e seus dependentes – funcionários temporários, estagiários, menores aprendizes e aposentados também podem fazer parte. Essa vantagem é mantida por todo o tempo que o funcionário estiver ligado ao negócio.
Existem duas formas de pagamento deste tipo de plano. Na primeira, a empresa paga a totalidade da mensalidade de cada colaborador. E na segunda, o valor é dividido entre o funcionário e o empregador.
Vantagens para empresas
Do ponto de vista das empresas, o plano de saúde proporciona um excelente custo-benefício. Confira algumas vantagens:
Menos impostos
Toda empresa, independentemente do tamanho ou do segmento, tem vários impostos para pagar. No entanto, existe a possibilidade de reduzir algumas dessas taxas, como é o caso do imposto de renda. Através de uma declaração de que a organização oferece um plano de saúde empresarial é possível obter um desconto direto no IR.
Valorização da equipe
O plano de saúde empresarial é um fator decisivo para o colaborador escolher determinada empresa. Ao oferecer esse benefício corporativo, a organização mostra que se preocupa com o bem-estar e a saúde dos funcionários. De maneira prática, isso pode refletir em maior produtividade e engajamento dentro da empresa.
Além disso, organizações que não têm preocupação com a saúde de seus funcionários ficam mal vistas não só pela classe trabalhadora, mas também por possíveis clientes. E ter uma imagem negativa é péssimo para os seus negócios.
Taxas de absenteísmo
O acompanhamento e os cuidados de saúde frequentes garantem a promoção da saúde e a prevenção de doenças, reduzindo as taxas de afastamento nas atividades. Uma assistência médica oferece mais qualidade de vida, promove o cuidado com a equipe e reduz as taxas de absenteísmo.
Acidente de trabalho
Mesmo que todas as precauções sejam tomadas, podem ocorrer alguns acidentes de trabalho. Quando a empresa conta com um plano de saúde é possível estar mais preparada para esse tipo de fatalidade, fazendo com que o colaborador seja prontamente assistido.
Como escolher o plano de saúde empresarial?
Saiba alguns pontos que precisam ser pesquisados antes de contratar o plano de saúde ideal para seus funcionários:
- Primeiro, é necessário traçar o perfil dos colaboradores. Para isso, veja quais são as necessidades dele em relação ao plano de saúde, além de ter como base a idade média – afinal, o valor de cada plano irá variar conforme a idade do trabalhador.
- Pesquise sobre as empresas que fornecem esse serviço na sua região. Veja o que outros empresários têm a dizer sobre seguradora e o serviço prestado. Você pode consultar a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para ver essas informações.
- Depois de selecionar as melhores, analise os planos oferecidos por cada uma das empresas. Veja a cobertura e serviços que oferecem e aquelas que têm mais compatibilidade com o perfil dos colaboradores. Alguns serviços de saúde mínimos são assegurados por lei, por isso é bom ler atentamente os termos de cada uma.
- Outro ponto que você deve se atentar é o contrato. Leia com muita atenção, verificando se o plano cobre todas as necessidades dos colaboradores. Fique atento também ao índice de sinistralidade e aos reajustes de mensalidade anual.
- E claro, verifique os valores. Os preços mudam de acordo com número de funcionários, o perigo na atividade exercida, idade, abrangência e tipo de plano.
Leia mais: O que analisar na hora de contratar um plano de saúde para sua empresa?
Como contratar um plano de saúde empresarial
A ACIF oferece aos associados o plano de saúde empresarial da Amil, uma opção segura e que vai fazer sua empresa crescer ainda mais. São mais de 30 anos de atuação, além de uma ampla rede credenciada e diferenciais que oferecem mais segurança para a saúde dos colaboradores da sua empresa.
Com a ACIF, seu negócio tem acesso a condições exclusivas, consultoria personalizada e suporte especializado!