Um dos maiores desejos e desafios das empresas hoje, sem dúvida, é consolidar sua marca no mercado. E são milhares as formas de trabalhar para aumentar essa visibilidade.
É um longo percurso para marcas que acabaram de entrar no mercado e um desafio diário para aquelas que já estão atuando e precisam fortalecê-las no ambiente de negócios.
Por isso, é tão importante estar por dentro de estratégias e tendências de networking, marketing e relacionamento.
Eventos são ótimas oportunidades de melhorar a conexão com os clientes, de criar parcerias, encontrar fornecedores, motivar a equipe de vendas e ainda conquistar novos clientes. Seja através de uma ação de ativação de marca ou do networking.
Neste texto, você vai saber como usar essas duas estratégias dentro de eventos e conhecer um dos projetos de patrocínios em eventos e programas da ACIF – Associação Empresarial de Florianópolis.
Como os eventos podem ajudar sua marca a crescer
Estar dentro de um evento como marca é uma oportunidade para empresas de todos os portes e segmentos. Qualquer empresa pode aproveitar essa estratégia como forma de ganhar visibilidade.
Quando falamos em eventos, podemos explorar todo tipo de ação: eventos corporativos, shows, festivais, congressos e seminários, feiras de negócios, etc.
Algumas maneiras de participar desses eventos para gerar conexões e alavancar a marca são o networking e a ativação de marca.
Dentro de um evento, você vai encontrar inúmeras possibilidades de fazer networking e ampliar sua rede de contatos, podendo encontrar grandes parceiros, potenciais fornecedores, novos talentos para a equipe e inclusive fechar novos negócios. Todas essas oportunidades ajudam a crescer ainda mais a capilaridade de uma marca no seu mercado.
Já a ativação de marca é um passo ainda mais assertivo para posicionar sua empresa. As ativações são espaços exclusivos de marcas patrocinadoras do evento, que geralmente são interativos e chamam a atenção do público para além da venda do produto ou serviço, mas com foco em uma experiência com a marca.
Mas como começar? Qual evento escolher para ter a marca associada? Como decidir as ativações dentro do evento? No próximo tópico você vai conhecer os principais eventos e programas da ACIF onde sua empresa pode investir.
Vantagens da iniciativa
Colocando sua marca associada a um evento, sua empresa tem apoio nas estratégias de marketing, podendo direcionar a comunicação para os públicos certos e garantir resultados mais assertivos.
Entre os motivos para se ativar sua marca em um evento e benefícios de usar essa estratégia, estão:
- Fortalecer a marca no mercado
- Melhorar o relacionamento com clientes e stakeholders
- Lançar um novo serviço, produto ou campanha para um grande público
- Conseguir novos clientes
- Fechar novas vendas
- Motivar a equipe interna de colaboradores
- Criar autoridade sobre determinado nicho
Por meio das ativações em eventos, a atração e engajamento com o público tendem a ser mais orgânicos, isso porque a estratégia leva em conta o foco na experiência, sem ter como objetivo principal apenas gerar leads e/ou vender, mas introduzir a marca dentro do contexto do tema do evento e atrair o público de forma criativa e interativa.
O que é o projeto de patrocínios em eventos e programas da ACIF?
Todo o ano a Associação realiza grandes eventos, ações e palestras em Florianópolis. São diversas oportunidades de ativação de marca ao longo do ano, em várias regiões da cidade com temas e públicos variados. De encontros de networking a grandes eventos institucionais com nomes conhecidos do mundo do empreendedorismo da Grande Florianópolis.
Sem dúvida, o ponto alto dos eventos da ACIF é o networking e possibilidade de relacionamento, com participação especial de grandes e importantes empresários e empresárias da região. Os eventos da ACIF promovem oportunidades de networking e conteúdo de qualidade especialmente pensado nos empreendedores associados.
Os eventos da ACIF contam com os mais variados públicos, atendendo às propostas mais diversas, com foco em networking, lazer, capacitação, cultura, meio ambiente, entre outros. Estar em um evento ACIF é estar em meio a uma rede de diferentes segmentos e perfis de empresários, desde associados ACIF, empresários da região, diretores, conselheiros da Associação a autoridades de âmbito municipal e estadual.
A ACIF conta com quatro planos para quatro diferentes pilares: Institucional, Negócios, Cultura & Lazer e Socioambiental. Conheça um pouco sobre eles:
- Pulsar e Prosperar Floripa: Plano Institucional que traz grandes eventos, confraternizações, premiações, homenagens e palestras. Alguns eventos dentro deste plano são a Abertura do Ano Empresarial, Aniversário da ACIF e FestACIF.
- Business: Plano de Negócios com encontros de networking, palestras, capacitações e eventos de imersão. Dia do Comerciante, Business Day e Dia do Nucleado são alguns eventos do plano.
- Viva Floripa: Plano voltado à Cultura & Lazer que, por meio de festivais de rua, promove o negócio local nas regiões Centro, Norte, Sul, Lagoa, e Continente, com o propósito de acontecer anualmente com diversas atrações e público diversificado. São várias atrações culturais e promocionais de empresas participantes a fim marcar presença em grandes festivais de referência em Florianópolis. Outra grande iniciativa dentro deste plano é a Corrida Chão da Cidade, que fomenta a cultura, esporte e saúde em um só evento.
- Eco: Plano Socioambiental que traz programas e projetos contínuos com foco no desenvolvimento ambiental, social, econômico e cultural da cidade. Eventos de conscientização, gincana de coleta de resíduos, palestras ambientais e muito mais. Algumas destas iniciativas são o Programa de coleta do ReÓleo, Circuito Gincana ReÓleo, Reciclar É Educar, PAP (Programa de Apoio a Projetos) e Programa E-lixo.
Por que patrocinar eventos da ACIF? A Associação conta diariamente com uma grande rede de empreendedores, com isso, são diversas as oportunidades de estar em contato pessoas engajadas no associativismo. Confira alguns dos principais motivos para ter sua marca associada à ACIF:
- Networking com mais de 500 Diretores, Gerentes, Órgãos Públicos, Empresários
- Pitch na DIREX com a presença de toda diretoria executiva, empresários, órgãos públicos e etc
- Estar com os maiores decisores de compra do mercado
- Posicionamento ativo de sua marca nos mais qualificados eventos
- Relacionamento com mais de 4 mil empresas locais
Em todos esses eventos, a empresa tem a possibilidade de ampliar sua divulgação de marca de diferentes maneiras. Algumas delas são:
Por meio de campanha multimídia nos canais de comunicação da ACIF: Exponha a sua marca em email marketing, newsletter e redes sociais da Associação
Criando uma experiência da marca: Além de estar presente em todas as mídias de divulgação do projeto e aplicação de marca na comunicação visual do evento, os patrocinadores também possuem um Espaço Exclusivo para venda e exposição do produto e/ou ativação de experiência da marca nos eventos do projeto.
Aproveitamentos: Os patrocinadores têm ainda diversas oportunidades para usar o espaço físico de forma inteligente para aplicação das logos das empresas em materiais de sinalização do evento, ganhando ainda mais visibilidade para a marca.
Conclusão
Com uma boa estratégia, objetivos bem definidos e o evento certo para atingir seu público, sua empresa pode ir muito além. Conte com a ACIF para fortalecer ainda mais o seu negócio e gerar diferenciais e mais competitividade.
É hora de avançar mais uma etapa no crescimento da sua empresa e ter sua marca associada aos eventos da ACIF. Conheça os Planos de Patrocínio da ACIF e encontre o evento perfeito para você expor a sua marca.
Crédito da imagem: Imagem de drobotdean no Freepik