2020 foi o ano do home office. Com a chegada da Covid-19, muitas empresas tiveram que adaptar suas rotinas de trabalho e, antes o que era oferecido como um benefício, tornou-se cenário ideal para preservar a saúde e segurança dos colaboradores. Mas a grande questão nesse momento é: como aumentar o engajamento no home office?
Segundo pesquisa realizada pela RunRun.it em maio de 2020, com 334 líderes e gestores, 23,2% afirmaram que já optavam pelo modelo de trabalho remoto antes mesmo da pandemia. Já no momento da pesquisa, 88% apontaram estar trabalhando de maneira 100% remota.
Diante desse cenário forçado e com o despreparo de muitas empresas em relação ao home office, alguns desafios foram surgindo ao longo do caminho.
Ainda analisando os dados da pesquisa, 72% dos entrevistados dizem sentir falta de interação pessoal entre os colegas de trabalho, 48,5% possuem dificuldades de comunicação e colaboração e 42,2% dizem que o maior desafio com esse novo ambiente de trabalho é manter o foco.
Essas questões parecem familiares para você? Sua empresa tem enfrentado dificuldades de manter o engajamento no home office? Para te ajudar nessa missão, eu, Carolina Farah, Chief Revenue Officer – CRO na empresa Enlizt, separei algumas dicas que vão ajudar a manter seu time motivado e engajado.
1- Reunião de alinhamento
Ainda acompanhando os dados da pesquisa, 6,1% dos entrevistados possuem incertezas sobre as prioridades a serem trabalhadas. E é com esse dado que frisamos a importância de praticar reuniões de alinhamento com o seu time.
Além de o trabalho fluir com mais eficiência, essas conversas contribuem para alinhar prioridades e processos de trabalho e, também, para reforçar as metas a serem alcançadas e como cada colaborador é peça-chave para atingi-las.
2- Centralize a comunicação
Comunicação é uma das ferramentas essenciais para que o home office seja realizado com eficiência. É comum que muitas pessoas se sintam mais sozinhas com esse novo formato de trabalho, afinal de contas, a gente sabe a importância do “olho no olho” nas reuniões de trabalho e principalmente em momentos de alinhamento de atuação em um projeto.
Por isso, procure adotar canais de comunicação adequados e que estejam ao alcance de todos os colegas, o Slack e Skype se encaixam como uma boa opção. Ah, e o mais importante, procure manter o vídeo sempre aberto ao fazer contato com outros profissionais, isso ajuda a trazer mais proximidade para o dia a dia de trabalho.
3- Desenvolva novas habilidades
Se tem uma coisa que deixa realmente as pessoas engajadas no trabalho é receber novos desafios. Além de contribuir para o desenvolvimento de novas habilidades, o colaborador se sente cada vez mais motivado a buscar soluções inovadoras, adquire diferentes experiências no mercado em que atua e ainda impulsiona sua carreira profissional.
Procure adaptar os processos de trabalho do seu time, de acordo com as habilidades que cada colaborador precisa desenvolver e construam juntos um plano de desenvolvimento individual.
4- Feedbacks contínuos
Quando foi a última vez que você beneficiou seus liderados através de feedbacks? Se a conta for em torno de 15 a 30 dias, parabéns, você está fazendo isso muito certo. Feedbacks constantes servem para demonstrar a preocupação da empresa com o desenvolvimento do colaborador e geram grandes benefícios para ambas as partes.
Lembre-se que feedback deve ser visto como um presente, cuide para que a conversa não seja guiada apenas por críticas. Procure ouvir seu liderado, traga evidências, escute e ajude solucionar questões que possam estar atrapalhando o rendimento da sua equipe!
5- Reconhecimento e comemorações
Reconhecer o trabalho individual é uma forma de o líder retribuir todo esforço e dedicação doados pelo colaborador para que uma determinada meta fosse alcançada com sucesso.
Além de promover esses momentos individuais, é importante que o time todo seja reunido, através de uma videoconferência, por exemplo, para que esse agradecimento seja entregue a todos os envolvidos no projeto e principalmente para gerar engajamento entre todos os integrantes da equipe.
6- Benefícios Corporativos
Por último, porém não menos importante, estão os benefícios. Além de estimular o engajamento dos colaboradores, os benefícios corporativos são uma ótima ferramenta para reter os talentos da sua empresa.
Procure optar por benefícios que contribuam com esse momento pandêmico de home office, como por exemplo:
– Oferecer cadeiras, mesas, computadores e todos os equipamentos necessários para que seus colaboradores possam manter a ergonomia de trabalho segura e, também, realizem as atividades com a mesma produtividade.
– Algumas empresas têm optado por realizar uma pequena contribuição a mais na folha de pagamento dos colaboradores para ajudar nos custos estruturais do home office, como internet e energia.
– Outro ponto bastante levado em questão nesse momento é a inteligência emocional. O conceito faz parte das soft skills mais procuradas nos profissionais, atualmente, e também tem sido uma das habilidades mais afetadas com esse cenário. Por isso, algumas empresas têm promovido consultas com psicólogo, momentos de reflexão em grupo, yoga online, além de palestras sobre meditação, alimentação e sono.
Essas são apenas algumas ações mapeadas que alguns parceiros aqui da ACIF têm promovido para aumentar o engajamento no home office e também contribuir com a qualidade de vida dos funcionários. Além dos principais benefícios corporativos que a sua empresa está habituada em oferecer, é sempre importante estar atento ao que o mercado tem oferecido para reter esses profissionais e ainda mantê-los engajados.
Para ajudar nessa missão, o Enlizt promove todos os anos pesquisas salariais com empresas de diversos setores e coletando dados reais da folha de pagamento, entregando dados estratégicos e inéditos sobre remuneração e plano de cargos e salários. Saiba mais aqui!