As empresas que querem valorizar o colaborador já sabem que uma das maneiras mais eficientes e que comprovadamente traz mais produtividade para as equipes é o benefício corporativo voltado à saúde.
A garantia da saúde é um grande motivador e vem sendo cada vez mais considerado tanto para o profissional que busca estabilidade e qualidade de vida, quanto para a empresa que quer valorizar e proporcionar bem-estar para quem compõe seu time.
Dentre as opções relacionadas à saúde dos colaboradores, estão os planos odontológicos empresariais que, junto dos planos de saúde, é um dos benefícios mais procurados pelos profissionais.
Segundo dados do IBGE apurados pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), mais de 15,3 milhões de brasileiros sem plano odontológico nunca foram ao dentista. A análise também mostrou que do total de pessoas que têm plano odontológico, 73% correspondem ao tipo coletivo empresarial, modalidade que cresceu 9,1%.
Contar com esse benefício é valorizar a equipe e investir na sua empresa. Algumas das maiores vantagens de contar com um plano odontológico na sua gestão de benefícios são:
- Maior produtividade e engajamento da equipe
- Uma imagem da empresa mais fortalecida no mercado
- Atração e retenção de novos talentos no time
- Redução das faltas por problemas ligados à saúde bucal
- Melhora da autoestima dos colaboradores
Se você já entendeu a importância de contar com um plano odontológico, a pergunta agora deve ser como escolher o melhor plano para sua empresa. Existem várias opções de planos odontológicos, qual delas é a melhor?
Neste texto você vai ver quais os cuidados que devem ser adotados no momento de contratar um plano odontológico para empresas e tomar a melhor decisão para seu negócio e sua equipe. Continue lendo e saiba por onde começar.
1. Verifique o período de carência
O primeiro ponto a se avaliar são os períodos de carência, que é o tempo que os beneficiários vão precisar esperar até começar a utilizar o plano depois da contratação.
Nem todos os planos têm carência, a maioria das contratações empresariais permite que o colaborador aproveite o benefício assim que contratado, mas os prazos das carências podem variar conforme o procedimento. Por isso, é sempre bom tirar todas as dúvidas na hora de fechar o contrato para estar por dentro destes detalhes.
2. Conheça as coberturas obrigatórias
Existem diversos tipos de cobertura de plano odontológico, por isso conhecer eles é tão importante para escolher a opção mais adequada para a realidade da sua empresa e equipe.
O plano básico vai contar com uma lista de coberturas odontológicas obrigatórias, definidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que contam com serviços como limpeza dos dentes, tratamento para gengiva e até cirurgias.
As operadoras oferecem também vantagens opcionais como atendimento 24h, prótese, procedimentos estéticos, atendimento emergencial em domicílio, etc.
Aí entra a importância de conhecer bem sua equipe para identificar o perfil dos funcionários a fim de oferecer um plano odontológico que faça sentido e seja bem aproveitado. Analise as coberturas considerando estes perfis para escolher a melhor opção para as necessidades de seus funcionários.
3. Avalie a rede credenciada
A rede credenciada é composta pelas clínicas, dentistas e laboratórios que atendem pelo plano odontológico escolhido.
Ao contratar um plano odontológico é importante também avaliar a rede credenciada para já antecipar a disponibilidade de atendimento aos colaboradores. Leve em conta a preferência da equipe por clínicas e laboratórios próximos de casa ou do trabalho.
4. Disponibilidade geográfica
Outra informação importante é a disponibilidade dos serviços odontológicos na sua região. É preciso levar em consideração a abrangência do plano. Algumas operadoras possuem planos regionais e nacionais. Avalie a realidade de sua equipe, se seus funcionários moram em outro estado, trabalhando no formato home office, por exemplo, ou se viagens a trabalho são uma rotina, dê preferência aos planos com área de abrangência nacional.
5. Analise a proposta
Um plano odontológico empresarial, diferente de um plano individual ou familiar pede um cuidado maior pois trata de realidades, muitas vezes, completamente diferentes. Por isso, é importante avaliar se o convênio está contemplando e oferecendo o básico para todos os funcionários.
Estude bem os detalhes da proposta para entender se ela é de fato a melhor para os perfis de seus funcionários e também para o porte da sua empresa.
6. Faça uma pesquisa de preços
De fato, o plano odontológico é um investimento a longo prazo para a empresa. E como todo investimento, deve ser amparado por planejamento e pesquisas de preço.
Para garantir um bom custo-benefício, é necessário estudar as opções de mercado. Hoje existem diversas operadoras de plano odontológico disponíveis, pesquise e consulte o histórico de cada uma delas. Fique atento a preços muito abaixo da média praticada no mercado, às vezes o barato sai caro.
Conclusão
A contratação do plano odontológico fica mais fácil quando a empresa faz parte de uma associação empresarial. Isso porque uma organização associativista vai dar todo o suporte necessário na contratação e ainda vantagens exclusivas.
Com a ACIF, a Associação Empresarial de Florianópolis, empresas associadas têm condições exclusivas na contratação de planos odontológicos da Uniodonto, uma das maiores operadoras da região. Além de consultoria personalizada ACIF para contratação do plano e atendimento exclusivo para inclusão, movimentação e exclusão de beneficiários.
Com valores diferenciados, a ACIF traz uma das mais conhecidas opções do mercado com todo o suporte necessário para escolher e gerenciar os planos odontológicos de seus colaboradores.
Saiba mais sobre a solução em planos odontológicos Uniodonto oferecidos pela ACIF
Crédito da imagem: Imagem de Freepik