O empreendedor que reconhece a importância de uma equipe motivada, sem dúvida, se destaca no mercado.
Uma empresa que valoriza seus colaboradores causa boas impressões nos negócios, impactando tanto em potenciais colaboradores como em clientes e no mercado em geral.
Isso porque, com a motivação certa, crescem também as chances de se alcançar uma maior produtividade.
Muito além de incentivo financeiro, a motivação pode ser dada de diversas formas. Mas encontrar o incentivo certo depende de cada perfil de colaborador.
Além do salário abaixo da expectativa, uma atmosfera pesada e a falta de reconhecimento do trabalho são dois dos principais desmotivadores dentro de uma empresa, segundo pesquisa da Revista Exame.
Claro que aumentos e bônus são ótimos motivadores, independente de quem seja. Todos gostamos de ser reconhecidos através da remuneração.
Mas se limitar apenas a esse motivador não é garantia de aumento de produtividade ou mesmo de que se conseguirá manter um colaborador dentro da empresa.
É um conjunto de variáveis. E o que a sua equipe precisa pode estar no clima do ambiente de trabalho, no reconhecimento e consideração, nos feedbacks, na definição de metas e indicadores, nos benefícios que você oferece ou nos investimentos que faz no seu time.
Por que motivar os colaboradores?
Atenção ao bem-estar e saúde mental
Dentre as principais vantagens de ter uma equipe motivada do seu lado, a primeira é o bem-estar de todos. Fazer com que o colaborador trabalhe com vontade é fundamental para garantir que ele esteja mais saudável.
Muito se tem falado ultimamente em saúde mental e da relação dela com o trabalho. Garantir motivadores para a equipe é cuidar da saúde dessas pessoas também.
Essa atenção com o bem-estar ainda reduz idas ao médico, contendo custos sobre atestados, melhora o clima organizacional e diminui o número de faltas e a rotatividade do quadro de colaboradores.
Autoestima profissional
Com a motivação diária, ao cuidar do bem-estar dos funcionários, você também melhora a autoestima profissional deles, trazendo o otimismo e o orgulho em fazer parte da empresa.
O olhar com respeito e reconhecimento é um fator motivador muito importante para garantir que os colaboradores estejam confiantes de suas competências, produzam e participem mais.
A motivação vem para trazer essa confiança e envolver o time a entregar o seu melhor.
Produtividade
Motivar os colaboradores traz impacto direto sobre os resultados da empresa. Isso porque funcionários motivados focam mais, resultando em mais produtividade para seu negócio.
Segundo pesquisa feita da Right Management, feita em 15 países, com 10 mil brasileiros, profissionais motivados são 50% mais produtivos.
Motivar também tem haver com alinhar expectativas. Quando alinhado às metas da empresa, o time fica mais focado e traz mais resultados, gerando mais vendas e se tornando mais lucrativo.
Valor de mercado
Maior credibilidade dentro do mercado é outro motivo para trabalhar a motivação da equipe. Uma boa reputação impacta a visão que potenciais clientes, possíveis candidatos a vagas de emprego e mesmo os concorrentes têm da sua empresa.
Colaboradores motivados expressam os valores da empresa e recomendam seus serviços com sinceridade. Com isso, você ganha valor de mercado, conquista novos clientes e ainda consegue reter os melhores talentos.
Competitividade
Através do ganho de valor de mercado somado ao aumento de produtividade, sua empresa conquista espaço de credibilidade no mercado competitivo.
Uma equipe engajada, produtiva e defensora da marca pode ser um diferencial para sua empresa. O time comprometido irá buscar mais soluções e se sentir disposto a trazer mais ideias e inovação para entregar mais e melhor.
Medindo a satisfação dos colaboradores
Mas como medir a satisfação dos colaboradores? E reverter isso em motivação no trabalho?
Existem diversas formas, métodos e indicadores para avaliar a motivação e nível de satisfação dos profissionais que atuam na sua empresa.
Confira a seguir alguns pontos importantes a se analisar para entender a performance e impactar na produtividade:
Produtividade Diária
A primeira forma é a análise de Produtividade Diária. Ao visualizar o desempenho por dia do colaborador, você pode comparar com o restante da equipe e, caso esteja abaixo do esperado, buscar entender o que está acontecendo.
Métrica de Lealdade
Outra forma de medir performances é com o Net Promoter Score (NPS), uma métrica de lealdade que pode ser usada em pesquisas internas para saber o quanto os colaboradores indicariam sua empresa em uma escala de 0 a 10.
Retenção de Colaboradores
Analisar a retenção de colaboradores também ajuda a entender os motivos que fazem sua empresa ter uma alta rotatividade e as causas pelas quais os funcionários não permanecem na empresa.
Além de ter a imagem prejudicada, ter alta rotatividade gera ainda custos financeiros e de tempo com rescisão, novas contratações e treinamentos que desgastam o desempenho da sua empresa.
Taxa de Turnover
Um indicador para avaliar esse desfalque é a chamada taxa de turnover, que analisa o número total de demissões sobre o número de colaboradores em um período de tempo. Sendo ideal manter a taxa abaixo de 5%.
Estudar o absenteísmo, ou seja, a falta ou atraso dos colaboradores é mais um meio de investigar os níveis de eficiência do time. Se o índice de ausências está alto, é hora de reavaliar e buscar entender os motivos.
Através do Fator de Bradford é possível classificar essa situação. Use a fórmula F x F x D, sendo F a frequência de faltas, D o número total de ausências e 250 o limite máximo para o fator.
Pesquisas internas
As pesquisas de clima organizacional são uma maneira de avaliar o clima geral do ambiente de trabalho e uma forma de entender como anda o relacionamento entre os colaboradores e a relação deles com o gestor.
Você pode coletar essas informações através de questionários (anônimos ou não) com perguntas estratégicas, para entender as dores e possibilidades de melhoria do momento.
6 formas de trabalhar a motivação com sua equipe
1. Valorize, reconheça e elogie
Segundo pesquisa do Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), a falta de reconhecimento é o fator que mais desmotiva os jovens.
Já um relatório da empresa Gallup, dos entrevistados, 65% dos colaboradores que deixaram seus empregos, não se sentiram devidamente reconhecidos.
É essencial que se mantenha o motivador do reconhecimento sempre presente. Por isso, pontue as qualidades dos colaboradores e elogie-os.
Sempre que puder, relembre as qualidades do profissional que fazem diferença no ambiente de trabalho, como a organização, o espírito de equipe, a agilidade e presteza ou o comprometimento.
Não deixe que uma conquista passe despercebido. Elogie quando as demandas forem entregues antes do prazo ou quando são entregues apesar dos imprevistos.
Demonstrar confiança é também sinal de valorização e reconhecimento. Ao identificar os profissionais que têm potencial para assumir mais responsabilidades, delegue novas tarefas.
Se não for possível entregar 100% da responsabilidade, trabalhe a independência de forma gradual, sempre acompanhando, mas deixando claro que você confia no trabalho do colaborador.
2. Adote uma cultura corporativa
Investir em uma cultura corporativa é adotar um conjunto de princípios, valores, crenças, comportamentos e ações que orientam o ambiente social e psicológico da empresa.
Com uma cultura, você trabalha de modo a alinhar a visão da empresa com as expectativas dos colaboradores e engajá-los.
Se faz parte da cultura da sua empresa a garantia do bem-estar, por exemplo, ofereça benefícios relacionados à saúde, palestras sobre saúde mental, ginástica laboral, etc.
Comunique sobre cultura sempre que puder. Invista em ações como um kit de boas vindas apresentando os valores da empresa aos novos contratados e informe sobre esse valores através de informativos internos periódicos.
3. Saiba dar e receber feedbacks
É importante saber o que sua equipe espera de você e alinhar as expectativas de todos. Os feedbacks são a ferramenta ideal para isso.
Faça reuniões periódicas e traga para a pauta as opiniões de todos ou então realize questionários com formulários de opinião.
Sempre que possível, ofereça também o seu feedback. Dar uma opinião sincera e construtiva é sinal de respeito com o profissional. Não tenha medo de dizer o que precisa ser dito para melhorar.
4. Trabalhe com métricas e metas
Aproveite as dicas sobre indicadores de motivação vistas acima e trabalhe com métricas para avaliar o andamento do trabalho e visualizar em conjunto com a equipe os resultados no fim do período.
Com indicadores para acompanhar o rendimento, defina também metas alcançáveis para incentivar o time a atingir objetivos e entregar cada vez mais.
Conheça as necessidades e preferências dos colaboradores e ofereça brindes e bonificações quando as metas forem alcançadas.
5. Ofereça benefícios
Cada vez mais, garantias e benefícios corporativos são vistos como o diferencial necessário para atrair bons talentos.
Afinal, mais que garantir um salário justo, é preciso providenciar bem-estar, segurança e propósito para trabalhar.
Ofereça benefícios para atrair profissionais qualificados e motivar a equipe. Você pode trazer desde os benefícios mais valorizados como Plano de saúde, Plano odontológico e Vale-alimentação e Vale-Refeição.
Até pequenos benefícios que farão diferença no dia a dia dos funcionários, como horários flexíveis e ginástica laboral.
Outro tipo de benefício, que é facilmente revertido em ganho no desempenho da empresa, são as capacitações.
Ofereça parte do valor de um curso ou traga uma palestra ou workshop para dentro da empresa. Investir na equipe é uma forma de inovar e trazer novas experiências para a vivência dos colaboradores.
6. Construa um bom plano de carreira
A perspectiva de futuras promoções dentro da empresa e evolução profissional são ótimos motivadores.
Ao oferecer a possibilidade de crescer dentro da empresa, você ganha profissionais comprometidos com resultados e objetivos.
Monte um plano de carreira bem definido para apresentar as formas de chegar a novas conquistas.
Sua equipe é seu bem mais valioso
Manter uma equipe sempre motivada é um desafio. Por isso, é importante conhecer bem cada colaborador e nutrir sempre esse relacionamento.
A gestão de pessoas é parte fundamental em qualquer empresa que conte com uma equipe, seja ela do tamanho que for.
Quando uma empresa investe em seu pessoal, ela potencializa os esforços humanos, aprende a tomar decisões rápidas e de forma estratégica e garante resultados com base em bons indicadores de performance.