Empreender é desafiador para todos, mas no empreendedorismo feminino, percebemos alguns desafios adicionais, como o preconceito e as jornadas duplas.
Apesar disso, segundo dados do Sebrae, as mulheres empreendedoras já representam 34,4% dos negócios formais no país, totalizando mais de 10 milhões de empresas. Esse dado não apenas evidencia a coragem e determinação das empreendedoras, mas também destaca a relevância crescente desse perfil no cenário econômico, contribuindo significativamente para a geração de empregos e o fortalecimento do mercado.
Outra pesquisa de abrangência nacional “Empreendedoras e seus Negócios 2023”, conduzida pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME), trouxe um recorte das áreas em que as mulheres mais se destacam. Os setores de alimentação e bebidas, beleza e cosméticos, além de artesanato e vestuário, são os nichos em que as empreendedoras deixam sua marca de inovação e criatividade.
Diante desse cenário de crescimento e ainda que de desafios vemos como as redes associativistas podem fazer a diferença na trajetória das mulheres empreendedoras.
Ao proporcionar uma rede de apoio, suporte, compartilhamento de experiências e troca de conhecimento, participar de uma rede associativista se torna um fator crucial para o sucesso nos negócios. Continue lendo para saber como o associativismo fortalece o empreendedorismo feminino.
Tendências e oportunidades no empreendedorismo feminino
As tendências de mercado que impactam o empreendedorismo feminino refletem mudanças significativas nos comportamentos e nas práticas de negócios das mulheres.
Uma dessas tendências está relacionada às transformações trazidas pelas novas tecnologias e da inteligência artificial, segundo a Mintel, uma das principais agências de inteligência de mercado do mundo.
A inteligência emocional surge como um diferencial relevante para empreendedoras. Uma pesquisa conduzida pelo Korn Ferry Hay Group, envolvendo mais de 55 mil profissionais em cerca de 90 países, revelou que as mulheres superam os homens em 11 das 12 competências de inteligência emocional. Esse dado sugere que empresas lideradas por mulheres possuem uma vantagem na gestão e na implementação de valores emocionais e conectivos em seus produtos e serviços.
Outra tendência é a sustentabilidade. Produtos e serviços com propostas sustentáveis têm conquistado maior valor no mercado, especialmente entre as mulheres. Isso se alinha com uma pesquisa da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, que mostrou que as mulheres demonstram uma maior preocupação com questões ambientais.
Estar atenta a essas tendências de mercado é crucial para a empreendedora contemporânea, e um dos diferenciais significativos nesse processo é a participação em grupos associativos e empresariais. Esses são ambientes perfeitos para troca de experiências e a atualização constante sobre as mudanças do mercado.
Nos próximos tópicos, você vai ver de que maneiras o associativismo oferece suporte ao empreendedorismo feminino, sendo uma ferramenta poderosa para o sucesso nos negócios liderados por mulheres.
Importância de uma rede de apoio
A importância de contar com uma rede de apoio no empreendedorismo é indiscutível. Nessa jornada desafiadora, muitas vezes solitária, integrar um grupo de mulheres empreendedoras proporciona um suporte valioso.
Compartilhar experiências, superar obstáculos junto e o focar no crescimento coletivo transformam essa comunidade em um pilar essencial de apoio, tornando a caminhada empreendedora mais colaborativa e bem-sucedida.
Mulheres empresárias compreendem de perto as dificuldades de atuar em um mercado desigual, é fundamental valorizar e apoiar outras empreendedoras. Esse apoio vai além de palavras e envolve ações, projetos e eventos de networking.
Como o associativismo ajuda mulheres empreendedoras
As organizações, como as associações empresariais, desempenham um papel fundamental no estímulo ao empreendedorismo feminino, oferecendo espaços para acolhimento, incentivo, capacitação e oportunidades de sucesso.
Para mulheres empresárias, é fundamental contar com soluções e grupos de apoio que auxiliem na gestão, crescimento da empresa e no desenvolvimento de lideranças femininas.
A ACIF – Associação Empresarial de Florianópolis, por exemplo, contribui significativamente para o desenvolvimento das mulheres empresárias locais através do Núcleo ACIF Mulher.
Este núcleo multissetorial proporciona encontros periódicos, mentorias, palestras, eventos como a Jornada do Conhecimento, visitas técnicas, oportunidades de pitch de negócios, integrações regionais, confraternizações e a semana de sustentabilidade, promovendo assim o fortalecimento e protagonismo das empreendedoras.
Outra iniciativa ao empreendedorismo feminino é o Prêmio ACIF Mulheres Que Fazem a Diferença, que desde 2010 reconhece e premia mulheres empreendedoras da Grande Florianópolis, abrangendo diversos perfis e segmentos.
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