A telemedicina vem se tornando um recurso cada vez mais essencial e comum para consultas médicas. Um levantamento da Associação Brasileira de Empresas de Telemedicina e Saúde Digital mostra que 6,5 milhões de consultas foram realizadas entre 2020 e 2021, auge da pandemia, o que evitou 87% de idas desnecessárias a pronto-socorros e, por consequência, exposição dos pacientes ao vírus.
E o que parecia ser uma medida de emergência, se tornou uma tendência consolidada que veio para ficar após a regulamentação plena da telemedicina pelo Conselho Federal de Medicina, em 2022. De acordo com a pesquisa TIC Saúde, o monitoramento remoto de pacientes, por exemplo, aumentou de 9% em 2019 para 23% em 2022. Outra evolução apontada foi que médicos e enfermeiros passaram a ter mais acesso aos dados eletrônicos dos pacientes, como histórico de saúde e exames.
Por causa do aumento na busca pelas teleconsultas, os planos de saúde têm se adaptado para oferecer o melhor conforto para seus clientes. A promoção da saúde devido à facilidade em marcar consultas é o maior benefício, e isso impacta diretamente os planos de saúde empresariais.
Continue lendo para saber por que sua empresa deve oferecer telemedicina para seus colaboradores.
Mas, afinal, o que é telemedicina?
A telemedicina é o atendimento remoto de serviços de saúde que utiliza tecnologias como videoconferências, chamadas de voz, mensagens de texto, chats e outros meios eletrônicos para a interação entre médicos e pacientes. Esse sistema de atendimento é muito útil para consultas de rotina, triagens, monitoramento de condições crônicas, prescrições, tratamentos e aconselhamento médico.
O profissional de saúde pode avaliar o paciente por meio da anamnese, fazer questionamentos sobre os sintomas e histórico de saúde, prescrever medicamentos e encaminhar o paciente para outras especialidades.
Ao promover a comunicação remota dos pacientes com especialistas que estejam em outras cidades, a telemedicina melhora o acesso a cuidados de saúde em regiões mais distantes e reduz a necessidade de locomoção, otimizando o tempo de quem precisa de atendimento.
Importante: a telemedicina não substitui a consulta presencial em casos mais complexos, que exijam exames físicos e intervenções, mas contribui muito para a triagem dos pacientes.
Regulamentação recente
Depois de ter sido regulamentada pelo Ministério da Saúde em caráter de urgência no início da pandemia, a regulamentação plena veio em 2022 a fim de garantir boas práticas no atendimento remoto e o uso de tecnologias adequadas para as consultas.
A classe médica lutou para que a norma tivesse como base parâmetros éticos, técnicos e legais rígidos. Do contrário, a estimativa era de que o acesso à saúde de cerca de 100 milhões de pessoas seria prejudicado em todo o país.
Telemedicina como benefício para os colaboradores da empresa
Oferecer um plano de saúde na sua empresa é um investimento em pessoal e tem diversos benefícios, como o combate às doenças ocupacionais, valorização da marca, atração de talentos e maior produtividade de quem cuida da saúde. Mas a telemedicina tem ainda algumas vantagens a mais nesse panorama:
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Diminuição da taxa de turnover
Ao receber benefícios relacionados à qualidade de vida como o plano de saúde, os colaboradores podem se sentir mais valorizados, o que influencia não só na motivação, mas também no desejo de permanecer na empresa. Como a telemedicina facilita as consultas, o colaborador será estimulado a cuidar mais da saúde, o que impacta todas as áreas da sua vida, inclusive o trabalho.
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Acessibilidade
A preocupação com a rotina no trabalho pode ser um motivo para evitar se ausentar para cuidar da saúde. Com a telemedicina, não há necessidade de se locomover e ter que faltar ao trabalho para se consultar com um médico. E o colaborador terá um incentivo a mais para cuidar da saúde. Além disso, os planos empresariais oferecem cobertura mais abrangente do que os planos individuais.
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Aumento da produtividade
Havendo menos absenteísmo e afastamentos por motivo de doença, a telemedicina contribui para o aumento da produtividade e os resultados das entregas do colaborador, já que ele terá mais incentivo para prevenir doenças e realizar check-ups periodicamente.
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Redução de custos
As empresas podem negociar o preço dos planos de saúde com as operadoras, por exemplo, ao oferecer um plano de telemedicina em conjunto com um plano de saúde tradicional. Além disso, os custos empresariais com afastamentos, demissões e novas contratações também diminui, já que existe a valorização dos colaboradores.
Como oferecer a telemedicina na sua empresa?
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