O networking no mundo dos negócios sem dúvida é uma das formas mais valiosas de prosperar, movimentar contatos, conhecer pessoas e trocar experiências.
Pessoas se encantam por pessoas e o networking entra no processo justamente para conectá-las antes da venda de serviços e produtos.
Mais do que simplesmente se aproximar de outros empresários, quando o networking no varejo é trabalhado da maneira correta, você se conecta melhor e cria afinidades de longo prazo.
A grande maioria das pessoas prefere fazer negócios com amigos. Trabalhar com networking nada mais é do que ser amigável dentro do mundo empresarial e criar oportunidades de relações duradouras.
E se engana quem pensa que networking só se faz com empresas de outros segmentos a fim de conquistar clientes. Existe muita troca quando essa rede de contatos é alimentada por empresas de um mesmo setor, principalmente dentro do varejo.
O que é o networking
Networking. Mais uma palavrinha estrangeira que se consolidou nos anos 1990 e hoje faz parte do nosso vocabulário e dia a dia prático.
O termo é originário do inglês e significa net (rede) mais working (trabalhando). É a prática constante da construção de relações, do relacionamento interpessoal na busca por contatos relevantes.
Como seres sociais que somos, todos nós fazemos networking ao longo da vida, já que a todo momento precisamos nos relacionar bem com pessoas.
A diferença entre o networking pessoal e o profissional, é que a busca por contatos no mundo dos negócios tem objetivos bem definidos.
Networking ou network?
É comum confundir os dois termos e ficar na dúvida sobre qual o correto. Na verdade, os dois estão certos, dependendo do contexto em que está sendo usado.
Networking é o verbo. A atividade, processo de criar uma rede de contatos. É a ação de criar uma rede que ainda está em desenvolvimento. Enquanto que Network é o substantivo. A própria rede de contatos, resultado da prática do networking.
Como saber se tenho uma boa rede de contatos?
Para saber se a rede de contatos que você está construindo é uma boa rede é preciso ter bem definidos os objetivos da empresa.
Se você busca aprender mais sobre gestão de processos dentro do ramo farmacêutico, por exemplo, você deve buscar profissionais que trabalham com gestão de processos ou que atuem em farmácias.
A experiência individual desses profissionais pode não ser a solução completa para o que sua empresa precisa, mas irá abrir portas para novas informações e sugestões certeiros que ajudarão muito seu negócio.
6 motivos para fazer um bom networking
Quem já vivencia o networking na prática sabe a diferença que faz quando saímos da zona de conforto e partimos para novas experiências.
Participar de cafés de negócios, ouvir diferentes pessoas com diferentes vivências, apresentar propostas, trocar experiências, fechar parcerias. Tudo isso pode acontecer em um encontro de networking.
Mas, se pontuarmos todos os benefícios, onde impacta de fato na empresa? Confira abaixo algumas das vantagens de fazer networking:
1.Você gera mais vendas
Quanto mais se participa de atividades de networking, maiores as chances de ser visto, e de negociar, gerar referências e, consequentemente, mais vendas. Afinal, todos ali estão dispostos a dar e receber informações valiosas. E a construção dessa rede impacta na prospecção de novos clientes.
2. Novas oportunidades surgem com mais frequência
Quando várias pessoas empreendedoras se unem pelo mesmo objetivo de troca, é esperado que surjam mais oportunidades que o normal.
Oportunidades de fechamento de negócio, prospecção de novos leads, de parcerias promissoras, convites para projetos colaborativos, de join ventures – acordos comerciais em que empresas com mesmos objetivos unem recursos por um período de tempo –, boas indicações de fornecedores e referências de profissionais, entre outras oportunidades, que você só conhecerá ao participar de um encontro de networking.
3.Você cria sua própria teia de contatos
Um bom network é aquele que rende bons contatos para além das pessoas com quem você trocou cartões. Para cada contato direto que você consegue em um encontro de negócios, existem ainda todas as conexões deste seu contato. E as conexões das conexões. Assim, você vai construindo sua própria rede e sendo visto e conhecido.
4. Você ganha em aprendizados poderosos
Durante um encontro de networking, uma simples conversa pode se transformar em uma aula. É possível absorver muito ouvindo e avaliando outras experiências. E assim como você pode aprender, também pode ensinar e ajudar outros empreendedores, analisando juntos os desafios em comum.
5.Seu negócio conquista reputação
Fazer networking é essencial para que você e seu negócio ganhem reputação e sejam lembrados.
As pessoas com quem você se relaciona também dizem muito sobre seu perfil profissional e seu negócio. Estar sempre à disposição e rodeado de bons profissionais através do networking, além de trazer boas influências, garante uma boa imagem no mercado.
6.Você ganha confiança
Sair da comodidade e se dispor a conversar com desconhecidos treina suas habilidades sociais e fortalece a autoconfiança. O que melhora sua desenvoltura na hora de vender o seu negócio.
Como fazer um networking influente
Entendendo o conceito e a importância desta ferramenta preciosa, é hora de avaliar a forma como ela é aplicada. Confira abaixo algumas boas práticas para melhorar ainda mais o seu networking:
Sempre alerta
Esteja sempre preparado para uma abordagem de trabalho. Nunca se sabe quando uma oportunidade pode surgir, então tenha os cartões de visita atualizados na carteira, bloco de notas e caneta, caso prefira anotar do modo tradicional, e, claro, o aplicativo do LinkedIn instalado e perfil logado no celular. A maior rede social de negócios é essencial para nutrição no networking e pode ser útil para que não se perca o contato.
Qual a sua trajetória?
Não precisa ter um roteiro decorado, mas é importante ter sempre em mente os pontos principais da sua trajetória e usá-los para contar a sua história e a de sua marca.
Fazer um bom pitch – apresentação curta de até 5 minutos sobre seu trabalho – é o que vai instigar, conectar e envolver de verdade as pessoas com sua empresa.
Trabalhe com uma narrativa consistente para conseguir vender todo o potencial do seu trabalho. Não esqueça de deixar claro ao final as suas metas e objetivos.
Escute todos
Ao conhecer alguém, deixe que o outro fale primeiro. A escuta ativa é super importante e mostra profissionalismo e cordialidade.
Não é porque todos ali estão com o mesmo objetivo profissional de se divulgar que você precisa estar sempre se vendendo e apresentando seu trabalho. Escolha o momento certo para isso. Por vezes, se você se propõe a escutar, surge a oportunidade de identificar algo com que seu negócio pode ajudar.
Lembre-se que toda vivência e conhecimento são válidos, venham eles do CEO de uma grande empresa ou do estagiário que começou há pouco tempo na área. Reserve a escuta para todos que têm algo a oferecer.
Medo de iniciar conversas?
Começar uma conversa pode não ser tão fácil para todo mundo. Mas com algumas técnicas é possível iniciar o networking com mais naturalidade.
Iniciar com uma pergunta é sempre uma saída. Você dá a chance à outra pessoa de falar sobre o assunto e automaticamente se coloca em lugar de escuta. E tem a oportunidade também de demonstrar mais interesse pelo que o outro diz, dando espaço para que se aprofunde no tema.
Durante a conversa, deixe uma boa impressão com elogios sinceros e engate sua narrativa na conversa, quando possível, de forma sutil. Não esqueça de anotar o contato da pessoa e da empresa no fim da conversa.
Nutrição dos contatos
A construção de negócios e trocas comerciais não acontecem da noite para o dia .Afinal, é um relacionamento, precisa ser nutrido periodicamente.
Mas nesses momentos, equilíbrio é tudo. Não espere retorno imediato do contato que você acabou de conhecer. Principalmente se ele aconteceu em um evento grande de negócios, onde houve muitas trocas de cartões de visita. O networking atua a longo prazo.
Mas também não deixe a conexão esfriar. De nada adianta ter uma base enorme de nomes e telefones de contatos, mas esquecê-los na agenda. Da mesma forma que você esquece esses contatos, eles esquecem de você.
Networking com pessoas do mesmo segmento
Quando empresários do mesmo nicho se unem por um propósito, todo um segmento se fortalece. O networking no varejo, quando pensado setorialmente, trabalha em soluções comuns a toda uma categoria.
No varejo de moda, por exemplo, podem render pautas e sugestões como pesquisas sobre tendências, cursos de finanças, palestras sobre atendimento ao cliente, workshops sobre estratégias de divulgação no Instagram, etc.
Onde encontrar empresários do mesmo segmento?
O desafio de quem nunca fez networking talvez seja saber por onde começar. Um ótimo lugar para se encontrar pessoas que trabalham na mesma área que você e que estão interessadas em construir um bom networking são as associações empresariais.
Uma associação empresarial tem como essência o empreendedorismo e a busca por soluções para o setor produtivo de uma região prosperar. Ser associado de uma organização como essa oferece diversos ganhos. De melhores cotações em benefícios corporativos, como planos de saúde e odontológicos até serviços de consulta de crédito, representatividade efetiva junto ao poder público e, claro, a promoção do networking.
Como funcionam as associações empresariais
O networking através de núcleos empresariais faz parte do propósito do empreendedorismo.
A Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF), com a missão de contribuir com a união de empresários da cidade e a conquista de objetivos comuns, conta hoje com mais de 30 núcleos empresariais, setoriais e multisetoriais.
Através de uma associação empresarial, o empresário encontra espaço para conhecer novos empreendedores, fazer parte de projetos e realizar ações e eventos com pessoas igualmente inspiradas e movidas pelo espírito empreendedor.
Fazer parte de um núcleo empresarial ACIF é uma das vantagens de ser associado. Na ACIF, é possível participar como não associado de até quatro encontros de um núcleo, para conhecer melhor as propostas e atividades realizadas.
Para conhecer mais, basta entrar em contato com a consultora responsável pelo núcleo de interesse.