Viver a transição da loja física para as vendas online sempre foi um desafio para ganhar competitividade no mercado. Principalmente, para quem nunca esteve nesse meio.
E viver este desafio no momento em que vivemos, em que o movimento presencial nas lojas físicas está menor e em que as empresas precisam estar cada vez mais conectadas, pode transformar este diferencial em necessidade.
Implementar um e-commerce e transformar a loja física em loja online nunca foi tão importante. Mas é possível tornar esse processo mais simples.
Mesmo que este cenário de crescimento já estivesse despontando, a pandemia apressou um pouco as coisas. Segundo pesquisa do PayPal, o número de lojas virtuais aumentou de 930 mil em agosto de 2019 para 1,3 milhão em agosto de 2020. Um crescimento de 40,7% ao ano.
A possibilidade de migrar a loja física para a loja online pode ser uma alternativa para muitas empresas, mas essa total migração não é necessariamente a única solução. Manter a loja física e trabalhar de forma integrada com o e-commerce é uma possibilidade.
Confira neste artigo algumas dicas essenciais para deixar sua loja integrada com o digital, ganhar competitividade no mercado, alcançar novos clientes e ampliar as vendas.
Vantagens de integrar loja física e online
As vantagens existem nos dois meios. Dentro de uma loja física você pode contar com uma relação direta e cara-a-cara com o cliente, um público regional mais fiel e a liberdade de não depender exclusivamente de preços baixos para conquistar o cliente que visita seu estabelecimento.
Mas, como já vimos, o meio digital vem conquistando cada vez mais o mercado. Com uma loja online, os gastos tendem a ser menores, o estoque pode não precisar ser físico, não existem horários de compra específicos nem fronteiras, podendo atingir pessoas de outras cidades, estados e até países.
Levar a loja física para a internet também é uma maneira de melhorar o posicionamento da marca.
Além disso, depender exclusivamente do formato físico para vender pode limitar a conquista de novos clientes e fidelização. Além, é claro, de acabar ficando para trás da concorrência.
Uma vantagem ao unificar o meio digital com o meio físico é a possibilidade do cliente finalizar presencialmente uma compra que iniciou no seu site ou fechando a compra no site depois de visitar a loja, melhorando assim o relacionamento com o consumidor.
Com mais possibilidades à disposição e menos barreiras, um e-commerce facilita a decisão de compra, aumenta a fidelidade e a satisfação do cliente e ainda traz a possibilidade de a empresa explorar novos mercados.
Por fim, integrar a loja virtual com o ambiente físico pode ainda otimizar tempo da equipe, já que com um integração automatizada e conectada, a equipe pode focar mais na produtividade e qualidade nos atendimentos.
Como funciona uma loja virtual?
Para que a loja virtual atue corretamente é necessário entender como ela funciona.
Quando integradas, as lojas física e virtual precisam ter registros das vendas em um único lugar para controle de estoque e fluxo de caixa.
Para esse tipo de controle são recomendados softwares de gestão empresarial integrados, como o ERP (Enterprise Resource Planning), que unifica os processos dos setores financeiro, comercial e do estoque da empresa.
É preciso ter em mente que, para a integração automatizada funcionar, o sistema de gestão deve conversar com a plataforma da loja virtual.
Esta etapa é super importante para manter os vendedores atualizados sobre estoque e conectados com o que a loja online está mostrando no catálogo do site, por exemplo.
O que é um ERP?
O ERP vai integrar diferentes áreas da empresa de forma a garantir controle total sobre a movimentação financeira e de estoque.
O sistema vai reunir em tempo real os pedidos de vendas, venham eles da equipe interna de vendedores, da loja virtual ou de aplicativos.
Com o ERP, todos conseguem acompanhar a entrada e saída de produtos no estoque, atualizar preços e importar notas de forma automática.
O controle de contas fica garantido ao usar o software de gestão. É possível analisar e gerenciar o caixa da empresa e prever futuras necessidades.
Com o ERP também fica mais fácil emitir notas fiscais eletrônicas de forma automática. O sistema considera o cálculo de impostos e encaminhamento da nota para o cliente.
5 dicas para integrar corretamente loja virtual e física
Lojas virtual e física devem caminhar juntas. Para isso, é preciso atenção a alguns detalhes na logística das vendas e formato de atendimento, de forma a adotar certas práticas e estratégias e melhorar cada vez mais a experiência do consumidor. Confira abaixo algumas destas práticas:
1. Seja multicanal
Adote o estilo de compra omnichannel, ou seja, integre todos os canais de compra disponíveis (loja física, loja virtual, redes sociais, e-mail, marketplace, WhatsApp, telemarketing).
Ao pensar a estratégia conectando experiências em mais de um canal de compra, sua empresa consegue atender o cliente da forma que ele precisar ou preferir.
Algumas maneiras de fazer isso é com o ship from store, quando se usa o estoque da loja física para uma compra online. Com a venda assistida, em que, no ambiente físico, o cliente tem suporte presencial para realizar uma compra online e tirar dúvidas sobre a loja virtual. Ou ainda com o uso de QR Codes dentro da loja física, uma forma de integrar a visita no estabelecimento com a compra online.
2. Disponibilize a retirada na loja
Outro ótimo recurso ao adotar o omnichannel é a retirada na loja, em que o cliente compra na loja virtual e retira na loja física.
A principal vantagem de trazer o cliente para dentro do estabelecimento sem dúvida é a oportunidade de fazê-lo descobrir as novidades e de comprar mais. Mas esta também é a chance de encantá-lo com um atendimento presencial de excelência.
Uma sugestão é criar um espaço dentro da loja física apenas para os clientes da loja virtual retirarem os produtos.
3. Possibilite a troca em loja física de produtos da loja virtual
Uma vantagem quando se trabalha com lojas física e virtual de forma integrada é a oportunidade de facilitar a troca.
Agilizar esse processo, que costuma ser tão incômodo para o cliente, garante maior sucesso na logística da troca, maior satisfação e fidelização.
4. Comunique todas as opções de canais de compra
Ao trabalhar com diferentes canais de compra, é necessário adotar diferentes linguagens e particularidades de cada canal.
Existem diversas maneiras de fazer essa vinculação. Você pode divulgar a loja virtual para os clientes que vão até a loja física, oferecer um cupom de desconto, criar ofertas e promoções especiais pelas redes sociais e e-mail marketing, criar uma lista de transmissão no WhatsApp, etc.
5. Físico e digital integrados
Importante lembrar que a integração entre o meio físico e o digital é essencial e que substituir o formato presencial totalmente pelo digital pode não ser a melhor escolha.
Claro que, futuramente, o negócio até pode descobrir um nicho e tornar-se 100% digital, sendo um sucesso neste formato. Mas para empresas acostumadas com venda em loja física, é preferível a integração.
Uma loja virtual tem limitações, como o atendimento olho no olho e a negociação presencial, que só são possíveis de acontecer dentro do estabelecimento.
Por outro lado, o comércio físico precisa estar conectado e integrado com tudo o que facilita a compra do consumidor. Desde a escolha do produto até a forma de pagamento.
A facilidade da troca na loja física, a praticidade na hora da compra para inserir um cupom de desconto na loja virtual. São essas experiências que chamam a atenção, garantem diferencial de mercado e fidelizam o cliente.