Práticas sustentáveis e de responsabilidade social ganham cada vez mais destaque no mundo corporativo e podem se tornar um diferencial competitivo para as empresas. O chamado ESG reúne algumas das boas práticas que podem ser implementadas no dia a dia das organizações.
Relacionada a aspectos sociais, ambientais e éticos, a abordagem sustentável nos negócios precisa estar em evidência e vai além da preservação do meio ambiente.
Confira neste texto mais informações sobre o ESG, além de razões para sua empresa investir em práticas sustentáveis e estar de acordo com as tendências de mercado.
O que é ESG?
A sigla ESG vem do inglês “environmental, social and governance” (ambiental, social e governança, em tradução direta). Mas o que isso significa na prática?
Trata-se de um conjunto de regras implícitas de compliance que medem o quanto uma empresa se compromete a manter práticas que levam ao desenvolvimento social através de uma operação sustentável. São boas práticas com foco não apenas no meio ambiente, mas também em sustentabilidade financeira, ética e social.
Ou seja, para implementar o ESG, o negócio precisa adotar boas práticas de governança, transparência e ética, além de ter impacto positivo nos aspectos sociais. E, é claro, estar focado em economia sustentável.
Entre os critérios do ESG (social, ambiental e governança), podemos citar algumas práticas positivas:
- Fatores ambientais: utilização de sistemas de energia solar e aquecimento solar; reaproveitamento de óleo nas empresas, redução de emissão de poluentes e resíduos.
- Fatores sociais: políticas inclusivas, de diversidade e engajamento; contratação de equipe com pessoas negras, LGBTQIAP+, equidade independente de gênero, boa relação e ações com a comunidade onde a empresa está localizada.
- Fatores de governança: auditorias fiscais e contábeis, transparência, ética, comitês de ética, conselhos fiscais, relatórios públicos de investimento.
Para que serve o ESG?
O ESG é um dos indicadores para mensurar o valor da empresa no mercado e o impacto da sua atuação. Esse reconhecimento vem tanto da parte dos investidores quanto dos consumidores.
Do ponto de vista da atração de clientes e potenciais clientes, as práticas sustentáveis podem ser um diferencial para a escolha da marca. Dados de uma pesquisa de tendências da Deloitte, por exemplo, mostram que 78% dos entrevistados da geração Z e 81% dos millennials estão mais atentos às necessidades das pessoas em suas comunidades.
Já em relação à captação de investimentos, a tendência é de crescimento nos aportes a empresas comprometidas com ESG. Um estudo feito pela Anbima mostrou que entre 2008 e março de 2022 houve um aumento de 74% no número de fundos de ações focados em negócios que estão dentro da temática de governança sustentável.
Motivos para implantar o ESG na sua empresa
Ainda não está convencido sobre o porquê de investir em ESG? Veja algumas razões para adotar boas práticas de governança sustentável:
1. Para atrair investidores
Investidores enxergam empresas responsáveis com suas finanças, sua comunidade e o meio ambiente como diferenciadas no mercado. São essas as organizações que têm mais estrutura e planejamento para crescer e dar lucro.
Imagine, você prefere associar seu capital a práticas sustentáveis ou poluentes? Causar impacto negativo ou positivo no mundo? Assim, a mesma lógica se aplica aos investidores. Quem quer chamar atenção no mercado precisa demonstrar que é responsável.
2. Para conquistar novos clientes
Os novos hábitos de consumo e o pós-pandemia modificaram o comportamento dos consumidores. Eles desejam fazer a diferença e gastar seu dinheiro em marcas que tenham impacto positivo no mundo e na comunidade.
3. Para vencer a concorrência
Como você se diferencia no mercado? A empresa precisa se destacar para mostrar que é melhor que a concorrência. Nesse sentido, as práticas de ESG ajudam os empreendedores a provar que o seu negócio é organizado, socialmente responsável e alinhado com os interesses da comunidade.
Ou seja, a sustentabilidade ajuda a mostrar que a sua marca atua e oferece serviços com propósito.
Leia mais: Competitividade empresarial: por que contar com o apoio de uma associação empresarial
4. Para ter uma boa atuação no mercado
Empresas que têm responsabilidade ambiental, social e de governança são menos propensas a crises. Ao adotar ações preventivas, se evitam muitos problemas na atividade do negócio.
Sua imagem será sólida, confiável e positiva. Isso junto a consumidores, investidores e até mesmo potenciais trabalhadores.
Conclusão
O ESG é visto pela sociedade como um espelho das ações da empresa. É através desses critérios que os negócios mostram que realmente se importam com o planeta e as pessoas.
Por isso, é importante aplicar essa metodologia, focar em seus pilares. Fortaleça ações de responsabilidade ambiental, social e governança.
Dessa forma, com o ESG em alta, sua organização terá uma imagem positiva diante de investidores, clientes, colaboradores e da sociedade como um todo.
Crédito da imagem: Team hands photo created by freepik – www.freepik.com