O que está faltando para você abrir o seu negócio? Planejamento? Capital? Coragem para arriscar? Um motivador a mais?
A jornada de empreender começa já na decisão pelo caminho do empreendedorismo. Esta é a primeira de muitas escolhas importantes que um empresário terá de fazer durante o trajeto.
Segundo pesquisa Amway Global Entrepreneurship Report (AGER), 56% dos brasileiros desejam empreender.
O desejo de empreender pode surgir da vontade de tornar profissional um hobby, de virar a chave na carreira e focar em determinada área ou simplesmente de ser o próprio chefe.
Seja o motivo que for, é normal (e até certo ponto, saudável) sentir medo. Mas em algum momento é preciso entender que é hora de começar.
E como saber qual é a hora certa para empreender? É isso que esse artigo se propõe a responder.
Estou pronto para empreender?
Alguns pontos devem ser analisados antes de tomar a decisão de abrir um negócio pra valer.
São muitas as variáveis que envolvem o processo inicial de começar a empreender. E os riscos ficam ainda maiores quando, para tomar essa decisão, é preciso deixar um emprego estável com remuneração fixa.
Por isso, atente-se aos próximos passos para descobrir se essa é realmente a hora certa de empreender e prepare-se para essa jornada:
Defina bem o ramo de atuação
Antes de mais nada, é importante ter bem definido o segmento e nicho em que sua empresa atuará.
Você pode atuar em alguma especialidade da sua formação acadêmica ou trabalhar algum hobby ou habilidade adquirida.
Se sabe que quer empreender mas ainda não decidiu com o quê, observe seus conhecimentos, gostos e hobbies.
Estude as possibilidades de monetizar por conta própria serviços ou produtos com base no que você conhece e gosta. Esse é o momento de escolher a atividade que realmente tenha prazer em exercer.
Se você gosta de cozinhar e tem vontade de aprender mais e dedicar mais tempo a isso, uma opção é abrir um negócio de delivery.
A habilidade com artesanato ou costura pode se transformar em uma oportunidade para monetizar serviços de reforma de roupas ou criar um novo produto.
O mercado de beleza e estética também é uma possibilidade para quem gosta de estar atualizado sobre moda e cuidados de estética. Ainda dentro do universo da moda, os brechós online são outro exemplo para empreender.
Se você já tem conhecimento especializado em determinada área, o serviço de consultoria é outra ótima forma de empreender.
Analise o mercado
Estude e analise o mercado para entender o que está faltando. Observe se sua ideia atenderá a uma necessidade do mercado, se existe uma demanda reprimida que seu negócio pode sanar ou se sua empresa será mais uma entre tantas iguais.
Estudar o mercado vai te ajudar a entender o cenário antes de arriscar tudo em um nicho saturado ou em um segmento muito específico para sua região ou público, por exemplo.
Lembre-se que o mercado não é imutável. Portanto, esteja preparado para acompanhá-lo e adaptar-se. Há mudanças que virão como oportunidade e outras como ameaças que devem ser analisadas com cuidado.
Estude a concorrência, as tendências e as possíveis variáveis do segmento, como condições sazonais. Estar ciente dos movimentos do mercado é essencial para manter a estabilidade nos negócios, preparar-se para os desafios e aproveitar as oportunidades que possam surgir.
Mas nem toda boa ideia se torna uma oportunidade de negócio. Faça uma pesquisa detalhada sobre as reais necessidades das pessoas para entender qual é o seu público e se de fato há espaço para o que você tem a oferecer.
Invista em conhecimento
Definido o ramo de atuação, é hora de se aprofundar no mercado em que sua empresa estará inserida.
Mesmo que você já esteja na área há algum tempo, a sede por conhecimento não pode se perder. Como empreender é algo novo, é preciso entrar de cabeça nesse universo e absorver tudo o que envolve liderar uma empresa.
Expanda sua rede de contatos e conheça novas pessoas, ouça a experiência de outros empreendedores sobre o mercado e mantenha-se atualizado sobre ele.
Troque ideias com empreendedores experientes na área, busque consultorias, participe de mentorias, grupos e encontros de networking, busque cursos de capacitação mais especializados e também eventos mais amplos e voltados ao empreendedorismo.
O empreendedor deve ser um profissional completo. Além da área técnica, busque aprender também sobre gestão de pessoas, marketing, finanças, liderança e atendimento.
Tenha um plano de negócios
Foque na definição de metas e objetivos e na elaboração de um plano de negócios para ter uma perspectiva mais completa.
O planejamento é uma das etapas mais importantes para tirar o conceito do negócio do mundo das ideias e começar a colocá-lo no papel.
O plano de negócios vai dar uma visão ampla e detalhada antes de formalizar a abertura do seu negócio e a entender quanto será preciso investir, quanto vender para cobrir as despesas e ainda a taxa de retorno do seu negócio.
Pense grande, mas comece pequeno. Defina, também durante o planejamento, metas e objetivos claros, tangíveis e realistas.
Com planejamento definido, desenvolva um teste de mercado. O Produto Mínimo Viável (MVP) é uma versão simples e menos custosa possível do seu produto ou serviço e te dará uma ideia da aceitação que seu negócio poderá ter no mercado antes de colocá-lo em prática.
Esteja preparado financeiramente
Mesmo quem começa pequeno precisa estar preparado financeiramente. Afinal, começar um negócio exige alguns investimentos.
Inclua no planejamento as despesas do negócio e tenha capital para uma possível emergência.
É necessário analisar se você já tem os recursos necessários e se a empresa vai dar o algum lucro esperado. Até que o negócio amadureça, você precisará garantir uma reserva financeira até ter condições de se manter.
Evite gastos desnecessários no começo, separe as finanças pessoais das da empresa, definindo seu próprio salário e respeite os limites do faturamento.
Caso a administração das finanças seja complexa demais e você não tenha tempo, contrate um serviço terceirizado.
Confie no seu potencial
Adquirir confiança no próprio potencial pode não ser tarefa fácil. Quando se tem compromisso com a excelência, o empreendedor tende a se cobrar muito e querer resultados imediatos.
A cobrança por excelência é sempre importante, mas ela não pode ser um limitador, principalmente no início da jornada. Começar exige confiança e coragem para arriscar.
Se você ainda não se sente preparado, pesquise, planeje e converse com outros empresários.
Valorize o conhecimento que adquiriu até aqui e sempre que surgir a dúvida, lembre-se do motivo pelo qual você iniciou nesse sonho e do real propósito da sua futura empresa.
Não há tempo certo para empreender
Querer empreender é o primeiro e mais importante passo. Independente da experiência que você tem ou do aporte financeiro disponível.
Não existe momento perfeito para abrir sua empresa. O momento ideal é aquele em que você decide pôr a mão na massa e ir atrás dos seus objetivos.
Tendo disposição e propósito, com planejamento, toda boa ideia pode se tornar uma empresa de sucesso.