Nesta coluna “Quem Movimenta Floripa”, conheça o trabalho social da Mitra Metropolitana de Florianópolis e do Arcebispo D. Wilson Tadeu Jönck.
O movimento que pulsa e prospera a cidade de Florianópolis é feito por muitos e para muitos. Fazem parte dele pessoas de todas as áreas de atuação, empresas e instituições de todos os formatos e diferentes objetivos.
Dos grandes aos micro empresários e empresárias, quem faz parte do movimento está pulsando Floripa todo dia, gerando renda e emprego para a cidade, movimentando a economia, valorizando o comércio, a cultura e o ecossistema de inovação local.
Quem movimenta Floripa está focado em fazer nossa cidade crescer. E esse movimento está também naqueles que acolhem e atuam pelo outro por meio de trabalhos sociais.
É o caso da Mitra Metropolitana de Florianópolis, administradora da Igreja Católica em Florianópolis liderada pelo Arcebispo D. Wilson Tadeu Jönck.
Há mais de 110 anos, a Mitra atua prestando relevantes serviços sociais para as comunidades, com diversos projetos administrados no âmbito da assistência social em suas dezenas de Paróquias espalhadas por todas as regiões de Florianópolis.
Apoio essencial durante a pandemia
Durante a pandemia da COVID-19, a igreja de D. Wilson Tadeu Jönck fez a diferença ao mobilizar todos os esforços para garantir um direito básico e que a essa altura, pra muita gente, já estava faltando: o do alimento.
Uma das maiores necessidades para muitas famílias neste período de crise foi a fome e falta de recursos para garantir comida na mesa. E foi nisso que a igreja se concentrou durante esse período crítico, arrecadando e distribuindo alimentos.
Segundo informações da Ação Solidária Emergencial ‘Tempo de Cuidar’, iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a arquidiocese de Florianópolis foi a que arrecadou alimentos junto à campanha em todo o país.
Foram mais de 500 toneladas de alimentos distribuídos para a população em situação de rua, desempregados, migrantes, entre outros necessitados. Além da arrecadação de kits de higiene e equipamentos de proteção individual.
“Onde há necessidade de alimento e vestimenta, a igreja procura se fazer presente”, afirma o Arcebispo. Para ele, o voluntariado é a razão de ser da igreja e o modo de trabalhar sempre será o de ajudar o próximo e o de apoiar os mais necessitados. “É através da generosidade e sensibilidade das pessoas. É ver a necessidade e que se precisa fazer alguma coisa”, diz.
Reconhecimento pelo impacto social
Recentemente homenageado pela Medalha Emílio Blum de 2022, prêmio da Associação Empresarial de Florianópolis – ACIF, D. Wilson, que faz parte desse movimento há tanto tempo, afirma que alegria e gratidão resumem o sentimento do reconhecimento pelo trabalho que a Mitra vem fazendo.
Ele acredita que esse reconhecimento é a maior recompensa para a igreja, sendo fundamental para animar e seguir incentivando aqueles que apoiam o trabalho da Mitra.
Sobre a Mitra
A Mitra Metropolitana de Florianópolis está presente em 30 cidades, com 73 paróquias ajudando 636 comunidades pelo estado de Santa Catarina e atende as necessidades religiosas e sociais por meio da Ação Social Arquidiocesana (ASA), ajudando escolas, hospitais, pessoas doentes e em situação de rua.
A Arquidiocese de Florianópolis (Archidioecesis Florianopolitanus) é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil. É a Sé Metropolitana da Província Eclesiástica de Florianópolis. Pertence ao Conselho Episcopal Regional Sul IV da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A Sé é a Catedral Metropolitana de Florianópolis e localiza-se na cidade de Florianópolis.
#eumovimentofloripa é uma campanha da ACIF, a Associação Empresarial de Florianópolis, que propõe uma cultura de transformações para construir a cidade do futuro.