Passeatas, palestras e ações educativas fazem parte da agenda do evento
No centro de Florianópolis, uma passeata em nome da paz vai reunir crianças, alunos e professores da rede municipal de ensino. O ato é uma das atrações que fará parte da Semana da Cultura de Paz, coordenada pela Secretaria de Educação de Florianópolis, que se estende até o dia 12 de outubro. Outras ações ocorrerão em diversos pontos da capital, a exemplo de escolas, creches, universidade, Escoteiros do Brasil e ONG’s.
Com o lema “Haja paz na terra a começar em mim”, o objetivo da semana é “chamar a atenção para o convívio harmonioso entre as pessoas, sensibilizando a todos a viverem em paz, resolvendo os conflitos de forma pacífica”. A colocação é de Sueli Amália de Andrade, membro da comissão organizadora.
O Dia Municipal do Cidadão da Paz, criado em 2008, é celebrado em 9 de outubro. Por isso, neste dia, ocorrerão ainda palestras com os temas “Paz, a Arte de Conviver” e “Semeando a Paz”. Uma “Roda de Paz” está marcada para a Praça Benjamin Constant. No dia haverá ainda a entrega de um prêmio para a aluna Carolina Vitkoshi Gallois, da 7ª série da Escola Básica Municipal João Gonçalves Pinheiro, do bairro Rio Tavares, vencedora do concurso da logomarca do Programa Municipal Educação para a cultura de Paz.
Além disso, da próxima segunda-feira até o dia 15, a Assembléia Legislativa será sede de uma exposição com trabalhos realizados com estudantes da rede municipal e estadual de ensino, durante o primeiro semestre deste ano, sobre a paz e a preservação ao meio ambiente. Na mostra, pinturas em cartolinas, banners e outros elementos artísticos serão exibidos.
De acordo com a Organização das Nações Unidas, a ONU, existem seis princípios da cultura de paz: respeitar a vida, rejeitar a violência, redescobrir a solidariedade, ser generoso, ouvir para compreender e preservar o planeta. Na Rede Municipal de Ensino foram agregados mais três princípios: cultivar o bom humor, resgatar gestos de gentileza e ser comprometido.