Empresa responsável pelos aeroportos se comprometeu a acelerar retomada das obras e criar comissão de acompanhamento dos trabalhos
A audiência resultou em alguns compromissos, como a antecipação da retomada das obras da pista e da área de taxiamento para daqui a 45 dias – estavam suspensas por 120 dias -, uma rápida resolução para a questão contratual junto a Espaço Aberto, empresa responsável pela ampliação do terminal de passageiros, e criação de uma comissão de acompanhamento das obras. Segundo o presidente da ACIF, é importante que a sociedade catarinense esteja unida neste momento, para buscar uma pronta solução desta questão. “Conseguimos deixar claro que um bom aeroporto é imprescindível para o estado, que tem boa parte de suas receitas provenientes do turismo. Santa Catarina, como credora da federação, é mais que merecedora desta contrapartida. Esperamos que a partir de agora a obra possa ser acompanhada de perto e concluída dentro dos prazos”, diz DeMira.
Suspensas pela própria Infraero em agosto, as obras de infraestrutura do aeroporto, que inclui trabalhos de construção da pista, da área de taxiamento e de acessos pavimentados, foram suspensas por 120 dias pela necessidade de rever o planejamento. Até agosto deste ano, 80% dos trabalhos estavam concluídos. No caso do terminal de passageiros, sob a responsabilidade da Espaço Aberto, apenas 7% dos trabalhos foram concluídos. As obras começaram em 2012 e tinham prazo de 27 meses.