À espera da conclusão da ciclovia da Rua Osni Ortiga, em março do próximo ano, e da possível construção de outra, com a revitalização da Avenida das Rendeiras, a Regional Lagoa da Conceição da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) já começou a fazer a sua parte no estímulo ao uso da bicicleta na região. Em parceria com a Viaciclo (Associação dos Ciclousuários da Grande Florianópolis), a ACIF Lagoa montou um Grupo de Trabalho de Mobilidade por Bicicleta. O objetivo é estimular o uso deste meio de transporte, promovendo ações de incentivo junto aos empresários, buscando atrair novos e mais usuários para a região.
“Precisamos melhorar o deslocamento das pessoas na região, principalmente na alta temporada, além de planejar um bairro que possa ter seus espaços aproveitados por todos e que permita a convivência segura de pedestres, ciclistas e motoristas”, explica o diretor da ACIF Lagoa e coordenador do GT, Fernando Rossa.
Entre as ações planejadas para o comércio, estão incentivos aos empresários que instalarem paraciclos em seus estabelecimentos e oferecerem descontos em produtos e serviços para os ciclousuários, com a criação de um selo de apoio ao projeto e um guia de divulgação. Já em relação ao poder público, o GT da ACIF vai buscar melhorias na sinalização das ruas para delimitar o espaço de carros e bicicletas; a revitalização do biclicletário do terminal de ônibus da Lagoa (TILAG) para integrar os meios de transporte; e a instalação de mais ciclovias e paraciclos em toda a região. Um dos pontos a ser trabalhados será a instalação de paraciclos na Praia da Joaquina que recebe grande número de visitantes durante todo o ano e melhorar a sinalização da via de acesso a esta praia.
“Precisamos estimular todas as formas de melhorar a mobilidade na região, seguindo as melhores tendências mundiais. E a bicicleta, tão utilizada em cidades desenvolvidas de todo o mundo, além de um meio de transporte limpo e barato, nos dá a possibilidade de apreciar os belos visuais da cidade e ajudará no estimulo dos negócios na Lagoa da Conceição”, destaca Rossa.